The Rising! 1916 - 2016

Está páscoa foi bem especial para os irlandeses, com direito a shows na segunda-feira (aqui a sexta-feira santa -- good friday -- não é feriado, enquanto que a segunda é) e um grande desfile a la 7 de setembro no domingo. Tudo isso por conta da comemoração do "rising" da páscoa em 1916 que íniciou a revolução irlandesa.

De forma bem resumida, em 1916 os irlandeses, aproveitando que os britânicos estavam ocupados com a Primeira Guerra Mundial, pegaram em armas para pedir a libertação da ilha. Foi a mais significante rebelião desde 1798 (rebelião que teve até o envolvimento da França -- obviamente apoiando os rebeldes --).

O "Easter Rising" não foi bem sucedido e no final de abril de 1916 os britânicos forçaram os rebeldes a se entregarem. A Irlanda entrou novamente em lei marcial, porém a ilha continuou conturbada e em 1919 uma nova guerra começou.

A guerra de 1919, conhecida como "Guerra da Independência da Irlanda", terminou em 1921 com um tratado que tornava a Irlanda independente (mas ainda ligado a coroa britânica), exceto pelos 6 condados da Irlanda do Norte (que ainda permanece no Reino Unido até os dias atuais).

Dado que a liberdade do país se sucedeu da "revolta da páscoa", a páscoa se tornou uma data bem importante para os nacionalistas irlandeses.

Por conta do primeiro centenário da rebelião, a cidade de Dublin decidiu comemorar com diversos eventos durante o ano. A própria cidade está enfeitada com o tema, é impossível andar na cidade e não ver placas sobre a comemoração. Teatros, cinemas e museus estão encenando/publicando/mostrando diversos fatos sobre a rebelião. Morando aqui, eu até sinto que para os locais, esta data é mais importante que o próprio dia de São Patrício (apesar de não atrair a mesma quantidade de turista, obviamente). Eu diria até que a preparação para o desfile foi maior e melhor que o de São Patrício (dado que eu só vi a preparação ao vivo, já que me disseram que o desfile seria na segunda e não no domingo ¬¬).

Por isso, se você decidir vir para Dublin em 2016, não perca a oportunidade única de visitar os principais pontos de celebração :).