StartupConn

Nesta quarta-feira rolou o StartupConn no Hotel Vitória aqui de Campinas. O evento foi criado com o propósito de unir investidores, novos empresários e interessados da região de Campinas, já que temos um ótimo mercado e diversas incubadoras, mas não tinhamos nenhum encontro dessas pessoas por aqui.

A sala onde as palestras aconteceram foi consideravelmente pequena o que deu um ar de "casa" para o ambiente e deixou as coisas mais informais(muito bom para fazer os participantes relaxarem e conversarem com a pessoa ao lado que nunca viram antes).

A palestra foi dada pelo advogado José Roberto voltada a questão juridica de se ter uma empresa e o pessoal que estava lá aproveitou para tirar todas as dúvidas que estavam guardando a algum tempo. Principalmente nas questões que estão na "moda", como patentes e responsabilidade legal por um comentário/conteúdo de terceiros nas suas coisas. Algumas respostas a isto mostrou claramente como a lei brasileira(não diferente da americana em muitos casos) ainda não entende o que realmente acontece na internet. Como o caso de dois participantes de um chat se ofederem e processarem o dono do chat. Isto não seria o mesmo que duas pessoas se xingarem por telefone e processarem a operadora de telefonia? Aparentemente para a lei, "depende"(e pelo depende entenda, você terá muita dor de cabeça para provar que sim).

Na minha opinião o ponto forte do evento foi o networking ao final do evento. Para fazer as pessoas quebrarem o gelo foi feito uma dinâmica, onde todos foram separados em grupos e dentro desses grupos todos tinham que se apresentar em alguns segundos. Disso surgiu várias conversas interessantes, desde tendências técnicas até conselhos de pessoas que já bateram a cara no mercado.

Torço para que esse tipo de evento una mais a comunidade de empresários por aqui, para que possamos fortalecer o mercado da região :)