O Design para smartphones/Tablets

Como disse anteriormente, estou me focando no momento em desenvolvimento para dispositivos mobile. Apesar de não ser meu foco atual de atuação, o design da aplicação é o que decidi se seu app será usado ou não e acredito ser extremamente importante o programador ter ao menos uma noção deste mundo.

Existem vários pontos importantes nesta área, e geralmente são detalhes que passam despercebido por quem está entrando neste mundo. Diferente de websites em que qualquer parte da tela é facilmente alcançavel, quando estamos em um smartphone temos que pensar em como o usuário o segura e tentar aproximar o máximo possível as ações do app do dedo do usuário.

A maioria dos jovens segura o smartphone como mostrado na figura acima. Por isso é sempre interessante manter os botões a "um dedão" de "separação". A Elise Henley dá uma ótima dica quanto a essa questão, exemplificando até onde deveria ficar os botões principais(por ser uma zona que não necessita esforço para chegar) e onde deveriam ficar botões como navegação ou até notificações:

Mas as coisas nunca são tão simples assim, a net magazine também tem um artigo enorme citando desde smartphone até tablet, de uma forma bem dinâmica, mostrando onde colocar ou não os itens no seu app. Detalhes devem ser consideradas e até mesmo o jeito da plataforma de se comportar faz com que um mesmo app tenha que ter diferentes designs para Android e iOS.

Um material que deve ser utilizado como referência antes de qualquer rabisco é este manual citando o que cada movimento dos dedos pode fazer numa combinação de hardware + sistema operacional. Uma ótima ideia caso você queira facilitar a navegação por gestos :).

São detalhes assim que fazem com que um app decole. Por mais que a ideia seja boa, sem uma boa interface o usuário começa a cometer erros bobos, como apertar o botão errado, o que acaba gerando com que ele desista de usar o seu programa sem mesmo saber o por que.