Não ter carro

A vida em Campinas - SP sem um carro é um grande problema. Ônibus cheios e atrasados, não poder voltar antes do primeiro ônibus ao sair a noite ou ter que gastar uma fortuna em táxis. Fora o fato de ter que sair uma ou duas horas antes do compromisso para chegar a tempo.

O carro facilita a vida no Brasil, te dá liberdade. É possível chegar em quase todo lugar da cidade em poucos minutos (se você evitar os horários de pico, claro). Estacionamentos em todos os lugares e muitos gratuitos, boas rodovias. Uma cidade feita para carros.

Aqui na Irlanda as chances de comprar um carro são bem pequenas. O preço de um automóvel é baixo, mas os impostos, seguro e estacionamentos são um absurdo. Você provavelmente gastaria mais com esses três mensalmente do que com o aluguel.

Porém viver sem carro aqui não é um problema. É possível morar muito próximo ou até no centro. Ao sair a noite é possível voltar a pé ou até mesmo pegar um táxi, pois para a maioria dos lugares o preço não é alto.

Os bairros por aqui também são mais independentes, em cada bairro é possível encontrar farmácias, mercados, pubs, lojas de produtos aleatórios e com certeza um centro de compras estará no máximo há 20 minutos a pé da sua casa.

Por conta dessa arquitetura decentralizada de Dublin, mesmo que você escolha morar longe do centro, ainda estará muito bem servido.

Claro que o carro faz falta, ir na IKEA e voltar de ônibus é uma terrível escolha. Mas o aluguel do carro não é alto, para as poucas ocasiões que é necessário, pode-se aluga-lo tranquilamente. Em casos de emergência também é complicado não ter carro. Quando se está doente e queres ir pro hospital, ter que pegar um táxi ou um ônibus não é a melhor das opções. Por outro lado, são opções possíveis e não caras, diferentes do Brasil.

Não ter carro significa andar mais também. Caminhar 20, 30 minutos não vira uma tarefa árdua, é uma tarefa comum. Todos o fazem. E o melhor, por todo mundo fazer, o caminho é sempre muito bem pavimentado, com parques por todos os lados ou ainda lojas para entreter as mentes mais capitalistas.

Não ter carro na Irlanda significa parar em cada pub no caminho de casa, para ir descansando. Sim, isto é um fato. Pergunte aos irlandeses mais velhos como se faz para voltar para sua própria casa. Uma vez conversei com um senhor de idade, que estava voltando da igreja para sua casa há quatro horas. O pub em que estávamos era o terceiro do caminho, com ainda mais dois por vir.

Aliás, poder beber e não ter que se preocupar com deixar o carro em algum outro lugar e voltar de táxi também é uma ótima vantagem.

A cidade de Dublin é pensada para aqueles que não tem carro, enquanto que no Brasil pensamos em como facilitar ao máximo o trajeto dos carros. Talvez por isso não ter um carro na Irlanda seja algo bom, enquanto no Brasil é quase uma tortura.