Dia de São Patrício em Dublin :)

Se o mundo inteiro conhece o Carnaval brasileiro, a Irlanda é conhecida pelo dia de São Patrício. A festa comemorada em qualquer lugar do mundo com uma forte comunidade irlandesa, como os EUA por exemplo, é tanto um dia para os irlandeses se orgulharem de suas origens, como um dia para festejar.

A festa se dá em homenagem ao São Patrício, santo padroeiro do país. Foi São Patrício que tornou o catolicísmo forte na Irlanda e a lenda diz que foi o responsável por eliminar as cobras da ilha.

Aqui em Dublin, o dia começa com o desfile, que lembra um pouco o 7 de Setembro e ao mesmo tempo o Carnaval. Um pouco o Carnaval pelas fantasias e "temas" das entidades que fazem o desfile.

Após o desfile, a área do Temple Bar se torna uma grande festa, com diversos pubs oferecendo cervejas acima do preço e um olhar feio como atendimento :P. Provavelmente por conta dos turistas que lotam a área, inclusive ouvi de muitos irlandeses que o dia de São Patrício é dia de ir viajar e sair do centro de Dublin. Mas em geral a festa é muito divertida.

Por falar em turista, a cidade tem uma grande comunidade brasileira. Essa comunidade praticamente tomou conta do Temple Bar, com direito a rodinha de pagodé no meio da principal praça, bandeiras do Brasil por todos os lados e até uns gritos aleatórios de "vai Palmeiras" (estava tendo jogo do Palmeiras?). Alias, foi o dia em que mais falei em português na rua.

Todos os pubs e baladas da região estavam abertos desde as 2PM e tinham entrada gratuíta (ao menos a maioria). Como um é do lado do outro, era possível visitar quase todos. Dado o tamanho do Temple Bar, é impossível você não achar um lugar da sua "tribo urbana". Até se você gosta de Rouge :P.

Para quem acha que estrangeiro é mais educado ou limpinho que brasileiro, saiba que pessoas são pessoas e após a festa, a cidade estava um verdadeiro lixo. E olha que não é permitido beber em lugares públicos e a GARDA fazia questão de reclamar com qualquer pessoa que o fizesse perto deles.

Enfim, a festa é uma grande mistura do nosso 7 de setembro com Carnaval. A cidade inteira se torna uma grande festa, mas apesar da diversão (como em todo agloramento de pessoas bêbadas) também acontece muita coisa ruim (como assédios, roubos e confusões). Se vier nessa data, se prepare para tudo isso e não se esqueça de usar verde :).