[Dia 1] BrazilJS 2012 - Porto Alegre

As expectativas para o BrazilJS estavam muito altas, pois teriamos palestras com o próprio Brendan Eich, criador da linguagem.

Não fomos decepcionados de forma alguma. No primeiro dia tivemos o anúncio do Richard Worth sobre o futuro do  jquery estar nas mãos da jquery foundation, que será responsável por todos os assuntos que envolvam o framework javascript mais usado do mundo.

O argentino Maximiliano Firtman tentou matar um pouco dos mitos do desenvolvimento mobile, principalmente ao que envovle "Nativo Vs HTML5" e como na maioria das vezes para o usuário os dois tipos de aplicativos são indiferentes. Uma das dúvidas levantas para ele, era a questão de "deixar sua regra de negócio visível" para todos por meio do javascript no caso de webapps. O que fez Maximiliano nos lembrar que não é complicado "descompilar" um código java e que o "perigo" está nos dois mundos.

Óbviamente que os apps "nativos" sempre serão alguns ao menos milisegundos mais rápido, porém temos que levar em consideração as vantagens do "write once, run everywhere", tudo dependendo do que é mais importante para o seu projeto.

Além disso, tive um bate-papo com ele no café sobre o desenvolvimento com phonegap e qual a melhor forma de se desenvolver com esta plataforma. Como estamos trabalhando com mobile e não web, temos que pensar um pouquinho diferente, ao invés de uma página para cada conteúdo, temos que ter uma página fazendo requisições ajax para o próprio celular e refazendo o dom a cada "mudança de página".

O que mais me impressionou no primeiro dia, foi a biblioteca para realidade aumentada em javascript do brasileiro Eduardo Lundgren, o tracking.js.

Está ferramenta ainda tem poucos algoritmos de reconhecimento de objetos no mundo real, mas os que já estão implementados são fantásticos. Na apresentação, o Eduardo usou o PS MOVE para andar num terreno muito parecido com o do Minecraft, totalmente em 3D e no navegador.

O mais interessante é o tempo de resposta, que não deixou em nada a desejar para aplicações desktop ou em flash.

Por ser uma lib totalmente opensource, caso você possa colaborar com algum algoritmo que eles ainda não tenham, feel free :), eles iram agradecer.