Desenvolver aplicações para Android e iOs

Há algum tempo tenho procurado uma solução para o desenvolvimento mobile, pois nos dias de hoje cada fabricante tende a manter uma forma de se escrever apps para sua plataforma. Enquanto o Android usa Java o iOS usa object-c.

Sem nenhum tipo de framework é necessário escrever duas vezes sua aplicação, fazendo-se necessário perder seu precioso tempo ou recurso.

Como ainda estava apenas paquerando o Android, não tinha nenhuma preferência por linguagem, assim quando comecei minha busca por um framework que compilasse para as duas plataformas tive os seguintes paramêtros:

1 - Usar recursos da plataforma de forma simples.

2 - Confiabilidade na continuidade do projeto.

Assim cheguei a três frameworks:

   1. **[Corona](http://developer.anscamobile.com/downloads/coronasdk) **O Corona SDK, escrito em Lua(uma linguagem brasileira diga-se por passagem), é deverás poderoso quando falamos em jogos. É a base de jogos como Angry Birds e compila para Android e iOS de forma bem simples. Porém não existe nenhuma IDE para ele e achei as IDEs para Lua bem fracas. Até mesmo o poderoso Eclipse com plugin para Lua deixou a desejar na minha opinião. Ainda sim, é a ferramenta necessário se você precisa criar jogos, em poucas horas é possível aprender o framework e já ter um jogo simples montado.

   2. **[Appcelerator](http://www.appcelerator.com/) **Utilizei dele muito pouco, as aplicações dele são escritas em javascript e não vi a possibilidade de se escrever a interface em html. Além disso, o achei completamente diferente do desenvolvimento web que seria a vantagem de se utilizar um framework baseado em javascript. Compila para iOS e Android.

   3. **[Phonegap](http://www.phonegap.com/) **Tenho utilizado ele em meus estudos e na minha opinião é o ganhador quando se fala de desenvolvimento de aplicações mobile. Utilizando-se de html5 + javascript, qualquer desenvolvedor web se sente em casa. Suporta o uso de outros frameworks javascripts famosos, como o jquery ou mesmo o Sencha. Via javascript é possível acessar os recursos nativos do aparelho. Só peca um pouco na velocidade, já que é basicamente um navegador rodando no celular do usuário. Foi recentemente comprado pela Adobe.