Cliffs of Moher - Irlanda

Ah, esse eterno ciclo que chamamos de vida. Depois de um bom tempo sem viajar para longe de Dublin na própria Irlanda, fiz uma viagem até Cliffs of Moher.

O oeste da Irlanda é conhecido pelo tempo molhado, principalmente no outono/inverno, porém por sorte peguei um dia calmo e ensolarado --e frio, por favor, não nos esqueçamos do frio--.

De Dublin até Galway/Cliffs Of Moher são algumas horas (3 horas com o ônibus de turismo). A viagem não é lá muito legal, dado que você está subindo a serra com direito a vai e vem constante quando se aproxima do penhasco. Mas a vista completamente vale a pena.

Durante o caminho é possível passar numa espécie de muralha feita de pedras. Essa muralha é conhecida como a "Muralha da fome". Aparentemente a rainha Vitória não acreditava em caridade e para entregar a comida ao povo irlandês (que morria) ela decidiu construir um bando de muralhas no oeste da ilha que não protegiam nada, nem tinham qualquer outra função diferente da qual fazer o povo trabalhar pela comida. Um dos "generais" que cuidava dos trabalhadores nessa área, supostamente chegou a dizer que a fome era um castigo divino ao povo irlandês por eles serem católicos (dado que a coroa era protestante).

E já que estamos falando sobre o povo irlandês, Galway é uma das poucas cidades da Irlanda que tem nativos cuja primeira língua é o irlandês, o que torna o sotaque deles ainda mais forte. Porém é uma cidade onde as pessoas usam o inglês cotidianamente, principalmente no centro. Caso você queira experimentar o que é uma cidade irlandesa sem o toque do inglês, próximo a Galway existem algumas ilhas cuja a língua materna de todos são o irlandês e não é tão comum o uso da língua inglesa.

Depois de andar pelo penhasco, fui também a Galway. A cidade é quase como um bairro de Dublin. Mesmo estilo de casas, mas bem menos agitado que o centro de Dublin. Alias, com preços bem mais compatíveis com a realidade também: um sanduíche num pub sai pro volta de 10 euros.

O único porém, eu fiz tudo isso em um dia, recomendo ao menos 2 para ver tudo com calma.