Caipira Ágil 2012

Neste sábado(18/agosto) aconteceu na Unicamp o Caipira Ágil 2012. Um evento voltado para a troca de informações e experiências entre estudantes e profissionais desse mundão de Agilidade.

Como não poderia deixar de ser, o evento foi muito dinâmico com palestrantes que conseguiram passar para o público as informações sem fazer ninguém cair da cadeira dormindo :).

Algo que eu gostei muito foi as Lightning Talks, palestras de 10 minutos com direito a uma pergunta da platéia. Com essa velocidade foi possível ver vários assuntos em pouco tempo. Claro que a profundidade foi menor, mas abriu horizontes para que nos open spaces que rolaram durante o evento o público pudesse discutir ou até mesmo googlar sobre o assunto mais tarde.

Nas Lightning Talks, destaque  para o @panaggio que falou sobre o "dark side" de ruby e do javascript e também mostrou rapidamente um webchat em tempo real escrito em node.js. Basicamente algumas features estranhas e complicadas de se entender das linguagens. A palestra do @jonasabreu "O que você está esperando para mudar?" merece ser citada, apesar de ser bem a la "auto-ajuda", deu vontade de sair da palestra e programar :D.

A palestra "Ágil vs. Lean Startup" do Alexandre Freire, foi perfeita para o momento que estou passando. Com o desenvolvimento de um produto, as vezes me sentia um tanto preso no método "ágil", mas se pegarmos algumas coisas do Lean Startup, estamos em casa :).

A palestra do @mauricioaniche sobre TDD foi muito proveitosa. Em uma hora e meia foi possível aprender ao menos o básico de muitos padrões de desenvolvimento que para mim eram totalmente novos.

Enfim, evento MUITO bom e proveitoso. Parabéns a toda galera da organização.