[Audiobook] Harry Potter and the Prisoner of Azkaban

Com a mudança de apartamento, viagem para a Escócia e curso de alemão, os últimos dias tem feito ser impossível terminar de ler qualquer livro "escrito", mas um catalisador para terminar audiobooks. Dando continuidade a série Harry Potter, terminei de ouvir "Harry Potter and the Prisoner of Azkaban".

O terceiro livro da série Harry Potter tem um tom muito mais escuro que os anteriores. Os personagens sofrem perigos de vida/emocionais que parecem realmente ameaçar o seu bem estar, diferente dos livros anteriores.

O livro em si é novamente sobre amizade, dessa vez mais focado no passado de Harry e de seu pai. Conhecemos melhor como era a turma do pai de Harry e sua relação com Snape. Deixando mais claro o porque do professor odiar Potter.

O principal diferencial do livro em relação aos demais está no fim, onde Harry Potter (mesmo vencendo a copa da escola e salvando seu padrinho) confessa estar triste. Não só por ter que voltar à casa de seus tios, como nos livros passados, mas por causa de Sirius Black e de você sabe quem.

Confesso que a cada livro lido fico mais viciado no universo de J.K. Eu gostei de todos os filmes, mas não me imaginava gostando tanto assim dos livros. Provavelmente por preconceito da minha parte quanto a livro infanto-juvenil.

Ouvir um audiobook também tem me surpreendido. Apesar de as vezes ser fácil perder o fio da meada, principalmente quando se está andando na rua e algo acontece, normalmente o livro e a narração é tão envolvente que o mundo é que perde o foco facilmente, mesmo caminhando na rua. Alias, uma das vantagens de se ouvir o livro é poder contar com uma experiência muito mais vívida, quase como se estivesse vendo o filme. Por outro lado é difícil avaliar a escrita e apesar do ritmo da prosa aparecer na narração, a colocação de paragráfos, frases e falas não fica claro. Assim não sei se 'ouviria' livros de grandes autores brasileiros/portugueses, mas no geral audiobooks são uma boa pedida.