A Irlanda.... do Norte!

Ano passado, aproveitei meu final de semana para visitar a Irlanda do Norte. A ilha aqui tem uma história bem rica, principalmente em questões de guerra com outros povos.

Recentemente (1916), a República da Irlanda conseguiu sua liberdade e proclamou a capital do país Dublin. Enquanto que a Irlanda do Norte, por ter muitos descendentes de britânicos, acabou preferindo continuar no Reino Unido.

Essa escolha acabou gerando vários problemas, como constantes ataques da IRA e de segragação pelo outro lado.

Segregação que continua, em Belfast existe um portão que divide as duas comunidades( Irlandesa/católica e Britânica/protestante).

Reparei em minha visita, que várias pixações pela cidade pediam paz, liberdade ou denúnciavam problemas nas regiões.

Acredito que o ponto alto de Belfast é ver essa segregação e enxergar que até mesmo no mundo "ocidental" temos problemas explicítos de conviência.

A Irlanda do Norte é famosa por outros motivos também. É o lar das gravações do Norte de Game Of Thrones (e é possível fazer diversos passeios por lá, visitando as cenas de gravação). E também é o lar da construção do titânic. É possível ver tanto o lugar onde ele foi construído como um museu.

A Irlanda do Norte é linda e tem diversos lugares para visitar. Infelizmente só passei um dia por lá e acabei só conhecendo a cidade de Belfast.