A diversão de se trabalhar em comunidade

Nesta terça-feira o github anunciou que iria retirar do ar sua api v1 e v2. Como eu uso um plugin para o WP que utiliza da primeira versão da api, imaginei que teria que chegar em casa e arrumar para evitar deixar o blog com um widget quebrado.

Como já tinha feito um fork no github do projeto original para retirar o cache que ele fazia na tabela de configurações, modifiquei o código subi para o github e já fui no código original fazer um "pull request" para que o plugin dele não ficasse quebrado.

Para minha surpresa alguém já tinha commitado a mesma change e o mais interessante ele implementou a verificação de sucesso de uma forma um pouco diferente da minha. Com isto pude testar e pensar no por que eu continuaria com a minha versão ou usaria a dele.

Consegui evoluir um pouquinho mais no meu conhecimento php pelo simples fato de tentar colaborar com a comunidade de software livre.

Com este exemplo é possível perceber o por que de termos diferentes distros linux no mercado, um autor faz um fork para mudar um detalhe, novidades vão surgindo e de repente o fork e o original são completamente diferentes. Quase como um ser evoluindo :).